Uma megaoperação policial deflagrada na manhã de hoje, denominada "Cacimba Nova", resultou na prisão de um ex-prefeito do município de Vista Serrana, PB, e mais 7 pessoas. A operação, que contou com mais de 100 policiais civis e militares, foi realizada nos municípios de Vista Serrana, Condado, Pombal, Sousa e Paulista.
A investigação teve início em 30 de outubro de 2024, quando uma plantação com mais de 60 mil pés de maconha foi localizada e destruída em Malta, Sertão da Paraíba. A partir daí, a Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) iniciou as investigações, que apontaram para a existência de uma organização criminosa liderada pelo ex-prefeito.
O grupo criminoso é suspeito de desvio de dinheiro público e lavagem de bens e capitais. O ex-prefeito é suspeito de financiar com dinheiro público roças de maconha, que seriam vistas pelo grupo criminoso como muito rentáveis. A estimativa é de que a roça erradicada pelas Forças de Segurança em Malta, no ano passado, renderia à associação criminosa cerca de 13 milhões de reais.
A operação policial foi coordenada pelo Superintendente da 3ª Região Integrada da Paraíba, Delegado Cristiano Jacques, e seu adjunto, Delegado Rodrigo Monteiro, além do Coronel Douglas Ferreira e do Major Fernando Galindo. De acordo com o Delegado Cristiano Jacques, "é lamentável que o dinheiro público que deveria ser empregado em benefício da população seja desviado e utilizado para custeio do crime organizado, contribuindo para a degradação da sociedade".