O programa Opera Paraíba alcançou resultados expressivos em 2024, mudando a vida de 42.515 pacientes que aguardavam por cirurgias eletivas. Desde a criação da iniciativa, em 2019, já foram realizados 141.645 procedimentos cirúrgicos, abrangendo todas as regiões do estado. Atualmente, o Opera Paraíba atua em 27 unidades da rede hospitalar geridas pelo Governo do Estado, beneficiando a população paraibana com uma ampla gama de especialidades.
Entre as conquistas do ano passado, destaca-se a ampliação da oferta de cirurgias bariátricas, que agora estão disponíveis nos municípios de Monteiro e Picuí, além das cidades de Sousa, Campina Grande e João Pessoa, onde a especialidade já era ofertada. Com mais de 700 cirurgias bariátricas realizadas em 2024, a Paraíba assumiu a liderança no ranking de procedimentos do tipo no Nordeste, de acordo com dados do Tabwin e do Sistema de Informações Hospitalares do Datasus.
A expansão também incluiu o uso de técnicas minimamente invasivas, como videolaparoscopia e videoartroscopia, nas cidades de Taperoá e Pombal. Essas técnicas proporcionaram recuperação mais rápida para os pacientes e maior agilidade nas unidades de saúde. “Em 2024 conseguimos levar o Opera Paraíba mais longe, chegando a mais paraibanos, além de passar a oferecer procedimentos com maior tecnologia, proporcionando melhores resultados,” destacou o secretário de Saúde do estado, Ari Reis.
O programa contempla diversas especialidades cirúrgicas, incluindo cirurgia geral, ginecológica (como no tratamento de endometriose), bariátrica, vascular, urológica, ortopédica (joelho, ombro, quadril e mão), oftalmológica, odontológica, oncológica, proctologia, cirurgia de mama, cabeça e pescoço, pediátrica e otorrinolaringológica.
Para participar do Opera Paraíba, é necessário ter indicação cirúrgica e encaminhar os exames e documentos à Secretaria de Saúde do município ou realizar o cadastro diretamente no site oficial do programa: operaparaiba.pb.gov.br.
O Opera Paraíba segue como referência em saúde pública, promovendo transformações significativas na vida dos paraibanos e consolidando a liderança do estado no Nordeste em cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).