O Exército Brasileiro confirmou nesta quarta-feira (27) o restabelecimento do fornecimento de água potável em todo o semiárido brasileiro, após a descentralização de recursos financeiros necessários para a continuidade da Operação Carro-Pipa (OCP). A ação beneficia cerca de 70 cidades na Paraíba e atende milhares de famílias que dependem desse serviço para suprir suas necessidades básicas.
Atualmente, a OCP atende cerca de 1,5 milhão de pessoas em 372 municípios, distribuídos pelo semiárido nordestino. A operação envolve uma rede de 3.100 pipeiros responsáveis pela entrega de água potável em comunidades rurais que enfrentam longos períodos de estiagem e dificuldade de acesso à água.
Motivo da suspensão e retomada
O serviço foi suspenso na última segunda-feira (25), após o Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa, informar a falta de verbas para manter a operação. A situação gerou preocupação em diversas regiões do Nordeste, já que a OCP é um dos principais programas de combate aos efeitos da seca.
Com a descentralização dos recursos financeiros no aporte de R$ 38 milhões, anunciada nesta quarta-feira, o Exército conseguiu retomar a operação, assegurando o abastecimento regular de água para as comunidades.