Na manhã desta quarta-feira (06/11), a Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Científica e a Energisa, deflagrou a operação "Vara na Rede" nas cidades de Jericó e Riacho dos Cavalos, no Sertão da Paraíba. A ação foi motivada pelo aumento de furtos de energia elétrica na região, em que moradores utilizavam uma técnica perigosa: a instalação clandestina de fios por meio de uma vara de bambu, conectando diretamente a rede elétrica externa e desviando a energia sem passar pelo medidor.
Durante a operação, 12 pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de energia, e inquéritos foram instaurados para investigar outros possíveis envolvidos. A operação também identificou um risco significativo à segurança pública, uma vez que o método utilizado para o desvio de energia expõe os envolvidos e a comunidade a sérios perigos, como choques elétricos, que podem ser fatais, principalmente para crianças e idosos.
A força-tarefa, que contou com o apoio da Energisa para identificar os pontos de consumo irregular, teve como objetivo não apenas combater o crime, mas também alertar a população sobre os riscos dessa prática. Segundo as autoridades, além do prejuízo financeiro causado pelas fraudes, o uso de métodos improvisados para furtar energia pode levar a curtos-circuitos e incêndios, colocando em risco a vida de todos na área afetada.
De acordo com a Polícia Civil, novas operações já estão sendo agendadas para dar continuidade ao combate a esse tipo de crime em Jericó, Riacho dos Cavalos e em cidades vizinhas, com o intuito de reduzir os riscos e evitar a continuidade da prática criminosa.