O Partido Republicanos foi um dos que mais elegeu prefeitos no Estado da Paraíba em 2024, chegando a 50 gestores que comandarão as prefeituras a partir de 2025. E parte desse sucesso está na Região Metropolitana de Patos onde dos 24 prefeitos eleitos, 13 foram pela legenda comandada pelo deputado Federal Hugo Motta.
Dos 54.16% dos municípios que serão administrados pela legenda, destaca-se Patos, como o maior em habitantes e com população estimada em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 107.774 pessoas.
Na cidade de Patos, a gestão republicana do atual prefeito garantiu a reeleição com uma votação história. Nabor Wanderley foi reeleito para o seu quarto mandato com 37.613 votos, o que corresponde a 73,76%, uma diferença em relação ao segundo colocado de 26.242 votos.
E muito da ascensão do partido nas urnas está também nas suas lideranças que mantêm forte influência na política regional nas figuras que compõem o Grupo Motta com Hugo Motta, a deputada Francisca Motta e ainda o ex-deputado estadual e prefeito de Patos Nabor Wanderley que tem poder decisivo na política desses municípios, tanto é que fez campanha não só em Patos, mas também em outros da região.
Veja os municípios que serão administrados pelo Republicanos na Região Metropolitana de Patos.
Segundo o presidente, o resultado das eleições de 2024 reflete o crescimento e a força do partido. "Nossa meta foi colocar o partido em uma posição de destaque, com candidaturas fortes e comprometidas com o desenvolvimento de suas cidades. O sucesso nas urnas demonstra que estamos no caminho certo, e isso nos motiva a seguir ampliando nossa atuação, sempre focados em fazer mais e melhor pelo povo paraibano", completou Hugo Motta.
O partido Republicanos consolidou sua força na Paraíba nas eleições de 2024, elegendo 50 prefeitos e 492 vereadores, um reflexo do intenso trabalho de articulação política promovido desde do ano de 2018.
Em 2020, 17 foram eleitos pelo partido, e ao longo dos quatro anos, outros migraram para legenda chegando a 33. Agora, esse número chega a 50 eleitos ou reeleitos.
O presidente estadual dos Republicanos, deputado federal Hugo Motta, destacou o esforço contínuo para fortalecer a legenda no estado. “Nosso trabalho nas cidades foi direcionado para uma construção sólida do partido, ouvindo as demandas das lideranças locais afim de garantir que o Republicanos esteja alinhado com os anseios da população, destinando recursos para realizar obras importantes”, afirmou. Motta ressaltou ainda que o partido priorizou o diálogo aberto com os municípios, criando uma relação de proximidade e confiança, o que permitiu uma maior adesão ao projeto político do Republicanos.
Demais municípios que não serão administrados pelo Republicanos na região:
Dados da Região: