Publicidade

TSE autoriza envio de tropas federais para para mais três municípios da Paraíba em reforço da segurança nas Eleições

Decisão que autoriza o envio de tropas federais foi votada e aprovada, por unanimidade, pelos ministros da Corte na sessão administrativa realizada nesta quinta-feira (3).

04/10/2024 às 06h35 Atualizada em 04/10/2024 às 06h50
Por: Gazeta do Sertão
Compartilhe:
TSE autoriza envio de tropas federais para para mais três municípios da Paraíba em reforço da segurança nas Eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para os municípios de Pombal, Paulista e São Bento para reforço na segurança no 1º turno durante as Eleições Municipais de 2024, em 6 de outubro. Decisão foi votada e aprovada, por unanimidade, pelos ministros da Corte na sessão administrativa realizada nesta quinta-feira (3).

O processo tramitou em segredo de justiça, mas o ClickPB confirmou que a requisição de tropas federais pelos municípios da Paraíba estavam na pauta da sessão.

A sessão foi presidida pela ministra Cármem Lúcia, relatora de 11 processos de requisição de força federal para atuar no 1º turno. A  ministra levou em consideração as votações realizadas pelos colegiados dos tribunais regionais. “Consideraram imprescindível para a segurança da votação e da apuração, ou até a requisição para apoio logístico. Eu estou votando no sentido de deferir os pedidos de requisição”, disse.

Continua após a publicidade

Como publicado pelo ClickPB, os pedidos foram encaminhados ao TSE pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A Corte paraibana votou favorável pelo reforço na segurança por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 30 de setembro.3

No caso do município de Pombal (31ª Zona Eleitoral), a circunstância apresentada como determinante foi “a interferência de pessoas ligadas a organizações criminosas na livre escolha do eleitor em determinadas áreas do município”.

Já em relação à São Bento e Paulista, que fazem parte da 69ª Zona Eleitoral, a circunstância determinante “é a atuação de pessoas ligadas a grupos políticos locais comprando votos e ameaçando eleitores que não apoiam seus candidatos”.

Além de Pombal, Paulista e São Bento, outros quatro municípios da Paraíba vão receber reforço de tropas federais. são eles: Bayeux, Cabedelo, Fagundes e Itabaiana.

O Comando Militar do Nordeste informou que é estimado a atuação de 500 militares nos municípios da Paraíba no dia do pleito.

A previsão de chegada dos militares nos três municípios que já tiveram autorização é no sábado (5), véspera das Eleições.

Emas - PB
Sobre o município
Emas é uma cidade localizada no sertão da Paraíba, com uma área de 240,9 km² e uma população de 3.522 habitantes, segundo o último censo. A densidade demográfica é de 14,6 habitantes por km².

Os habitantes de Emas são chamados emenses.

O município está situado a 24 km a noroeste de São Bento, a cidade mais próxima, e faz divisa com Condado, Santa Teresinha e Olho d'Água.
Ver notícias
Lenium - Criar site de notícias