O delegado da Polícia Civil da Paraíba, Anderson Fontes, emitiu um alerta importante à população das cidades de São Bento e Paulista, localizadas no Sertão paraibano. A 69ª zona eleitoral estabeleceu uma portaria que visa intensificar o combate à poluição sonora durante o período eleitoral, com foco especial em motocicletas com escapamentos alterados que causam perturbação e ameaçam a segurança pública.
Fontes explicou que, além do crime de perturbação do sossego alheio e poluição sonora já previsto em lei, a nova portaria eleitoral dá poder às autoridades para agir de forma mais incisiva. "O Juiz Eleitoral determinou que a polícia deve identificar, abordar e apreender motocicletas que estejam circulando com escapamentos alterados, que geram poluição sonora", disse o delegado.
O delegado também enfatizou que as motos apreendidas só serão devolvidas após o fim do período eleitoral, e mediante regularização dos escapamentos. "Essas motocicletas só serão liberadas quando os problemas forem sanados, como o barulho excessivo causado pelos escapamentos adulterados", afirmou Fontes.
A população também pode colaborar com as autoridades, denunciando anonimamente pelo número 197. "As pessoas que se sentirem prejudicadas podem denunciar motos alteradas, informando seus endereços, para que possamos solicitar ao Poder Judiciário a busca e apreensão desses veículos", orientou o delegado.
Além da poluição sonora, outro ponto abordado por Anderson Fontes foi o combate às manobras perigosas realizadas em vias públicas, como o “grau” – prática clandestina em que motociclistas empinam suas motos, colocando a vida de pedestres e motoristas em risco.
“Essas manobras são crime, pois colocam em risco a segurança da população. A Justiça e as forças policiais estão sempre atentas e combatendo essa situação, principalmente no período eleitoral, quando a fiscalização é intensificada", concluiu o delegado.