Publicidade

Prefeitura de Pombal desrespeita embargo do Iphaep e inicia obras em ruas tombadas do Centro Histórico

Conselho de Proteção dos Bens Culturais proibiu a obra em 12 de agosto, mas ainda assim obra foi iniciada. Iphaep promete judicializar o caso e MP de Contas entra com representação no TCE-PB.

17/09/2024 às 05h27
Por: Gazeta do Sertão Fonte: g1
Compartilhe:
Prefeitura de Pombal desrespeita embargo do Iphaep e inicia obras em ruas tombadas do Centro Histórico

Uma obra que está sendo realizada no Centro Histórico do município de Pombal, no Sertão da Paraíba, está em meio a uma polêmica que deve parar na Justiça. A prefeitura da cidade iniciou nesta semana o asfaltamento das principais ruas da área, mas a intervenção é considerada ilegal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Em processo analisado no dia 12 de agosto deste ano pelo Conselho de Proteção dos Bens Culturais (Conpec) do Iphaep, foi deliberado que a obra era ilegal e por causa disso estava embargada. A alegação é a de que "a pavimentação em paralelepípedos existente faz parte da paisagem do centro histórico tombado, devendo essa ser preservada". O parecer destaca ainda, de forma categórica, que "não há possibilidade de mudança na pavimentação para asfalto".

Apesar disso, a obra foi iniciada. E alardeada tanto pelo prefeito Abmael de Sousa Lacerda (conhecido por Doutor Verissinho) quanto pela Secretaria de Transportes e Trânsito (STTrans) da Prefeitura de Pombal.

Continua após a publicidade

Pelo que foi divulgado pela STTrans, são 12 as ruas que estão sendo asfaltadas, sendo que metade delas compõem a "Delimitação do Centro Histórico da Cidade de Pombal", cujo tombamento do Iphaep foi assinado pelo então governador José Maranhão no decreto nº 22.913 de 3 de abril de 2002, que foi publicado na edição do dia seguinte do Diário Oficial do Estado da Paraíba.

Essas seis ruas listadas no decreto estão na chamada "área de preservação rigorosa". As demais ruas, por sua vez, estão listadas no mesmo decreto como "área de preservação de entorno". Como o próprio nome indica, as duas áreas têm nível de importância e prioridade distintas, mas são ambas igualmente alvo de tombamento.

Diante disso, o Iphaep informou por meio de sua assessoria jurídica que o Conpec tem poder de polícia e que o embargo da obra tem por obrigação ser cumprida. Como isso não está acontecendo, o órgão disse que está acionando a Procuradoria Geral do Estado para que o caso seja judicializado.

Em paralelo a isso, o Ministério Público de Contas (MPC) entrou nesta sexta-feira (13) com uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) solicitando a imediata paralisação das obras.

Pombal - PB
Sobre o município
Pombal, uma cidade situada no sertão da Paraíba, é conhecida por sua história e dinamismo econômico na região. Os habitantes, orgulhosamente chamados de pombalenses, contribuem para uma comunidade vibrante e acolhedora. Com uma extensão territorial de 888,8 km², o município abriga uma população de 32.801 pessoas, resultando em uma densidade demográfica de 36,9 habitantes por km². Pombal faz divisa com os municípios de São Domingos, Jericó e São Bentinho, e está localizada a 46 km ao Sul-Leste de
Ver notícias
Lenium - Criar site de notícias